segunda-feira, 16 de julho de 2012

«Vacas de corda» em Terras de Bouro, uma vergonha às portas do Gerês

Entre os dias 3 e 6 de Agosto têm lugar em Terras de Bouro as suas festas concelhias em honra de S. Brás. Como todos sabem, Terras de Bouro é sede de concelho e no seu território está situada uma grande área do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Aliás, Terras de Bouro dista poucos quilómetros desta área protegida.

Com uma história que se perde nas memórias do tempo, o concelho é rico na sua etnografia e simpático pelas suas gentes que bem sabem acolher quem os visita. O concelho tem-se transformado e afirmado como um pólo de desenvolvimento sabendo conciliar a modernização das suas estruturas com a preservação dos espaços naturais. Isto é óbvio na promoção do Parque Nacional como um pólo de atracção turística que se quer uma verdadeira montra na preservação do meio ambiente.

Terras de Bouro tem evoluído no tempo e na forma de estar, afirmando-se como um concelho desenvolvido e em desenvolvimento com os olhos postos no futuro.

Assim, foi com grande espanto e uma profunda tristeza que tomei conhecimento de que o programa das festas concelhias em 2012 incluía a tristemente célebre «vacas de corda» programada para a tarde do dia 4 de Agosto. Não consigo compreender estar opção! Não consigo compreender esta escolha após 2011 este triste espectáculo não ter sido incluído no programa das festas. Este tipo de espectáculos, onde animais são perseguidos pelas ruas de uma vila, não dignificam a vila de Terras de Bouro que assim no meio da pujança de um salto para o futuro, vai-se socorrer de resquícios medievais para «abrilhantar» as suas festas. de facto, não havia necessidade. Terão as gentes de Terras de Bouro de se «divertir» a assustar e maltratar animais para gáudio de uns poucos? É isto dignificante para as gentes de Terras de Bouro que orgulhosamente se identificam com um concelho verde e onde a protecção do meio ambiente é o chamariz turístico mais apetecido? O que ganha Terras de Bouro com as «vacas de corda»? Uma referência nos pasquins tauromafiosos? Quem organiza este espectáculo cruel, medieval e decadente, terá a noção do mal que trará a Terras de Bouro? As «vacas de corda» em Terras de Bouro são uma verdadeira vergonha às portas do Gerês!

Como é óbvio, não posso aconselhar que visitem Terras de Bouro nestes dias! Todos os que querem um país livre da peste bafienta da tauromaquia deve renegar a visita às festas concelhias de Terras de Bouro se se mantiver este tipo de espectáculo.

Sem comentários: