quarta-feira, 11 de julho de 2012

GNR vigia ZPT

A GNR iniciou uma série de actividades de vigilância das Zonas de Protecção Total do Parque Nacional da Peneda-Gerês, reforçando assim a componente de vigilância feita pelos Vigilantes da Natureza do ICNF, IP.

Estas patrulhas de vigilância aparentemente actuam nas zonas mais procuradas pelos pedestrianistas e montanhistas que afluem ao parque nacional, nomeadamente o caminho que liga a ponte sobre o Rio Homem e as Minas dos Carris e o estradão entre a Portela do Homem e a zona de Calvos com a respectiva continuação para a Louriça na Serra Amarela.

De recordar que segundo o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, as actividades de visitação dentro da Zona de Protecção Total requerem a autorização por parte desta área protegida. Não esquecer que esta autorização é um acto administrativo que tem um custo taxado de €152,00 segundo a Portaria 138-A/2010 de 4 de Março.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

6 comentários:

Nuno Valverde disse...

Ao invés destes gajos andarem atrás dos fdps que queimam Portugal todos os anos... deram nisto: policiar um vale vazio em busca de criminosos trekkers!

Litos disse...

Ainda é taxado? E se for apanhado a multa é superior ou inferior?
Estou a pensar ir... mas 152 euros é muito dinheiro.
Achas que posso arriscar e ir sem pagar?
Abraço

Rui C. Barbosa disse...

A multa é muito superior. Aconselho o leitura de http://www.carris-geres.blogspot.pt/2012/07/visitar-as-minas-dos-carris-um-manual_02.html. Todo cuidado é pouco e eles «andem aí»...

Abraço!

Litos disse...

Obrigado pela rápida resposta Rui, irei ler o manual para tótós.
De qualquer forma parece-me (não é dificil de parecer) que é visita assidua do local... Não acredito que pague sempre... Tentarei seguir as suas pisadas. Eheh
Um abraço e mais uma vez obrigado.
Boas caminhadas!

Rui C. Barbosa disse...

Um conselho: começar a caminhar cedo e terminar tarde ;)

E tem razão... não pago, nem pagarei!

xL disse...

Tenho pena, mas um dia voltarei ao Gerês, quando não for taxado. Até lá... Há um sem fim de território por explorar em Espanha, visto que cá... o que há, só a pagar e o que não se paga está infestado com Eucaliptos!