terça-feira, 24 de julho de 2012

Não é proibido ir às Minas dos Carris


Ao ler este texto do blogue Portugal Nature deparei-me com o seguinte "A publicidade televisiva "Venha Conhecer o Gerês" levou 3 estudantes em Erasmus de nacionalidades diferentes a visitar e conhecer a Serra do Gerês. Queixaram-se que procuraram informação ainda em Lisboa em papelarias e livrarias e não conseguiram encontrar mapas em lado nenhum, claro está que também se queixaram da falta de informação a todos os níveis, desde a informação prestada nos postos de turismo como nos painéis informativos, tinham ouvido falar numas Minas, quando questionaram sobre foi-lhes dito que não se podia ir lá."

Esta situação é dos típicos casos onde o testo não serve na panela e é mais um dos muitos exemplos que comprovam a falta de informação e a informação errada que muitas vezes é transmitida nos postos de informação!

Já não é a primeira vez que leio ou ouço dizer que é proibido ir aos Carris e que esta informação ou foi transmitida pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês ou pelos postos de informação existentes nas Caldas do Gerês e nas Portas do Parque Nacional.

Como já expliquei em "Visitar as Minas dos Carris - um manual para tótós", não é proibido visitar as Minas dos Carris. Esta insistência de que é proibido visitar estas minas surge do facto de que a maioria das pessoas utiliza o Vale do Alto Homem para aceder àquele complexo mineiro. De facto, o Vale do Alto Homem encontra-se dentro da Zona de Protecção Total do PNPG e para caminhar nesta zona é necessária uma autorização por parte desta área protegida. (Parágrafo editado a 24 de Outubro de 2023 removendo a referência ao pagamento de uma taxa de €152,00)

No entanto, as Minas dos Carris encontram-se dentro da Zona de Protecção Parcial de Tipo I na qual se pode caminhar em grupos até 10 pessoas sem qualquer autorização.

Assim, quando se solicitar qualquer informação tanto ao Parque Nacional da Peneda-Gerês como ao posto de informação nas Caldas do Gerês ou nas Portas do Parque Nacional, convém referir antes de mais por onde se quer caminhar até às Minas dos Carris em vez de perguntar se se pode visitar as Minas dos Carris, pois como a maior parte das pessoas que estão a informar tem um conhecimento muito limitado sobre a Serra do Gerês e sobre o Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês, provavelmente irão dizer que é proibido visitar as Minas dos Carris!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: