quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Voluntários da Galiza e de Portugal encontram-se, este fim de semana, na Serra do Gerês para ações de controlo de invasoras

 


No último fim de semana do mês de Fevereiro, o projeto transfronteiriço Vemo-nos no Monte organiza duas ações de voluntariado na Serra do Gerês, fomentando o intercâmbio entre os lados português e galego da fronteira. As ações terão lugar em Campo do Gerês e Rio Caldo e irão contar com a participação de 60 voluntários da Galiza, da Serra da Estrela e da Serra do Gerês.  

Vemo-nos no Monte é uma iniciativa de voluntariado e formação ambiental transfronteiriça que pretende alertar para o problema das plantas exóticas invasoras nos territórios da Serra da Estrela, da zona fronteiriça e da Galiza e fomentar uma rede de brigadas cívicas com ações concretas no território. Ao longo de 18 meses, o projeto organiza ações nos concelhos de Seia e Gouveia na Serra da Estrela, na zona fronteiriça da Serra do Gerês e em territórios galegos. A iniciativa parte da experiência das Brigadas Deseucaliptizadoras que foram iniciadas, em 2018, pela associação galega Verdegaia, e rapidamente se tornaram uma rede cívica de intervenção em territórios sob risco elevado de incêndios florestais.

A saída de campo à Serra do Geres conta com duas ações. A primeira realiza-se no Sábado, 25 de Fevereiro, em Campo do Gerês, em parceria com o Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês. No foco desta acção estará a aplicação de diferentes métodos de controlo de mimosa (Acácia dealbata). A tarde será dedicada à formação e troca de experiências no âmbito de um seminário sobre boas práticas de controlo de invasoras em terrenos comunitários que contará com a participação da investigadora Elizabete Marchante do projeto Invasoras.pt do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra. A intervenção de Domingo terá lugar do lado galego da raia, concentrando-se no controlo de eucalipto, numa ação em parceria com a comunidade de montes de Rio Caldo. 

O intercâmbio de brigadas cívicas em jornadas teórico-práticas de combate às invasoras terá continuidade em finais de Abril, com a segunda viagem de voluntários para a Serra da Estrela, com duas ações no concelho de Gouveia, bem como um encontro de associações e movimentos cívicos sobre controlo de invasoras. 

O projeto, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia e organizado pela Fundação Montescola, a Fundação CEER e a iniciativa cultural à escuta, tem ainda como objetivo criar uma plataforma digital que permitirá a inscrição de terrenos para futuras ações e a organização de grupos de voluntários. Além disso, a plataforma disponibilizará um conjunto de materiais educativos que serão elaborados com os parceiros do projeto, entre os quais se encontram o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), a plataforma Invasoras.pt do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, a associação Veredas da Estrela e o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) de Gouveia. A ação na Serra do Gerês contam ainda com o apoio logístico da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Câmara Municipal de Gouveia. 

Sem comentários: