quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Serra de Soajo - Regresso ao Alto da Pedrada

 


Finalmente, o regresso ao Alto da Pedrada - o ponto mais elevado da Serra de Soajo - com saída de Travanca.

Deixando a Travanca nas imediações da Chã de Vilar e do antigo Viveiro de Travanca, seguimos a velha calçada que nos levou até à Branda do Curral Velho e daqui até à Cova , rumando depois a Norte encosta acima para passar ao lado do Couto da Chã de Cabeças, já com a Pedrada à vista.


O percurso passou depois a Corga do Porto do Curral do Pedro, seguindo pela Pedrada e passando nas imediações da Fonte do Olho, chegando finalmente ao Alto da Pedrada e Outeiro Maior.

Daqui, a vista da Serra de Soajo é imensa, abarcando o Alto do Pedrinho e mais para Este, as vertentes da Serra da Peneda. A Sul, os recortes da Serra Amarela e da Serra do Gerês, marcam presença em contraluz.


Deixando o Alto da Pedrada e descendo a Poente, a passagem ao lado d'Os Tesos e do Fojo de Bragadela, seguindo pelo Pontelo dos Bicos e tomando a Calçada dos Bicos já junto do Outeiro dos Bicos, iniciando assim a descida para o Fojo da Cabrita com passagem pela Chã de Brialho.

Depois de uma paragem para o almoço, seguimos pela Chã do Cabrito até ao estradão florestal, deixando-o uns metros mais adiante para passarmos na Branda de Bostochão. Mais adiante, seguimos novamente pelo estradão florestal e passamos nas imediações da Casa Florestal da Junqueira. O resto do percurso foi feito pelo estradão até ao ponto de partida.

Ficam algumas fotografias do dia...


























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: