domingo, 10 de julho de 2022

Trilhos seculares - Subida ao Redondelo

 


Esta foi uma caminhada muito difícil devido às condições meteorológicas com uma manhã já muito quente e a ausência de uma brisa fresca que fosse diminuindo a forte sensação de calor que se instalou logo na fase inicial da subida para Redondelo.

Saindo do Campo do Gerês e caminhando pelas encostas sobranceiras à albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas tirando partido dos velhos carreiros de montanha que se vão mantendo acessíveis e que nos proporcionam uma magnífica perspectiva da vertente Sul da Serra Amarela e de parte da Serra do Gerês.

O início do percurso tira partido do traçado do Trilho da Águia do Sarilhão até à sua chegada junto do velho posto de observação da Fraga do Sarilhão. Aqui, vindo do centro da aldeia do Campo do Gerês e após passar entre o Parque de Campismo de Cerdeira, o percurso flecte à direita, subindo uma corga que nos vai levar às encostas do Redondelo.

O carreiro vai exigir algum esforço para ultrapassar a Fraga do Sarilhão e a Fraga de Cima, entrando mais adiante no Covelo. Em pouco tempo chegamos aos fraguedos do Cabeço de Redondelo e a paisagem é ímpar, abrangendo a face Sul da Serra Amarela e o contraforte das Eiras e Cruz do Touro, na Serra do Gerês.

O caminho mariolado vai-nos levar depois para o Curral de Gamil e daqui seguir na direcção de Junceda já percorrendo o traçado do Trilho da Silha dos Ursos que nos leva pela Manga de Tojeira e pelo Vale do Meio até chegar à Casa Florestal de Junceda. A parte do final do percurso fez-se pelo traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês até ao Campo do Gerês.















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: