terça-feira, 19 de julho de 2022

Serra do Gerês - A margem esquerda de Vilarinho

 


A seca persistente que há já muitos meses assola o nosso país, mais cedo ou mais tarde iria trazer a certeza de que as paisagens que estamos habituados a ver, iriam sofrer uma alteração.

Enquanto que as encostas da serra de tornam secas e amarelas, as fontes secam e o ar é quase irrespirável, o Vale do Homem vê o nível das águas da Barragem de Vilarinho das Furnas a descer de forma considerável.

Assim, o fluxo de turistas que procuram as paisagens de Instagram sem darem o verdadeiro valor àquilo que vêm, cresce de forma exponencial. Da mesma forma, cresce o desrespeito pelo local, com a violação do silêncio e o derrube das últimas pedras na ânsia do melhor clichê fotográfico. Repete-se a paisagem triste de Aceredo e estupra-se Vilarinho.


Assim, neste dia, e por entre o silêncio da manhã, percorri parte da margem esquerda da albufeira procurando memórias que não são minhas. Caminhando pelas encostas mortas e secas, cheguei a Palheiros através de um Rio Homem em agonia. O regresso fez-se pela Estrada da Geira ainda sem muito pó...




































Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: