quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Nota histórica sobre a mineração associada às Minas dos Carris

 


Ainda em resultado das disputas relacionadas com os primeiros anos de exploração das concessões mineiras em Carris e para consolidar o seu domínio sobre toda a área mineira do volfrâmio, a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. requer a concessão de várias minas já registadas em 1941, tais como a mina do Salto do Lobo II (registo n.º 282 – Carris, a 19 de Maio de 1941 na Câmara Municipal de Montalegre – Processo 867-M), Carris II (registo n.º 296, a 6 de Junho de 1941 na Câmara Municipal de Montalegre - Processo 868-M) e Garganta das Negras (registo n.º 299, a 16 de Junho de 1941 na Câmara Municipal de Montalegre - Processo 869-M).

Ainda em 1943, a Sociedade Mineira dos Castelos Lda. demonstra interesse em obter outras concessões mineiras localizadas na vizinhança do Salto do Lobo. Uma dessas concessões é a Corga das Negras n.º 1 cujos direitos são endossados a Artur Gonçalves Pereira a 3 de Junho, que por sua vez endossa os direitos à Sociedade Mineira dos Castelos Lda. a 8 de Junho. A 5 de Julho é então solicitado o alvará de concessão para a mina da Corga das Negras n.º 1 e no mesmo dia é proposto o Eng. de Minas Francisco da Silva Pinto como Director Técnico.

Outras empresas ambicionam o volfrâmio daquela zona e com esse intuito a Sociedade Mineira de Cadeiró, Lda. vai requerer a concessão da mina de volfrâmio denominada "Carris de Cima" tendo por base o registo mineiro n.º 302 feito na Câmara Municipal de Montalegre a 21 de Junho de 1941  (Processo 1:172-M). Este registo seria mais tarde anulado. Da mesma forma, Aníbal Pereira da Silva endossa todos os direitos da concessão Lamalonga n.º 1 à Sociedade Mineira dos Castelos Lda. a 8 de Junho.

De facto, a Serra do Gerês é literalmente passada a pente fino em busca dos minérios que a indústria de guerra mais ambicionava, o volfrâmio e o molibdénio. Numa verdadeira campanha em busca desses minérios, a Sociedade Mineira dos Castelos irá requerer dezenas de concessões mineiras com a apresentação de um igual número de manifestos mineiros com 27 registos a 23 de Março, 54 registos a 24 de Março e 51 registos a 5 de Abril. Estes registos resultaram em pequenas explorações espalhadas pelo maciço central da Serra do Gerês e das quais ainda hoje se podem encontrar vestígios, tais como as explorações da Lomba de Pau, Cova da Porca (actual Torrinheira), Arrocela e Lamas de Homem.

Nas fotografias em cima: a fotografia da esquerda mostra os restos da exploração de volfrâmio realizada na Lomba de Pau não muito longe do marco triangulado com o mesmo nome, fotografada a 20 de Março de 2012. A fotografia central mostra a exploração mineira da Cova da Porca (actual Torrinheira) fotografada a 5 de Outubro de 2012. É provável que a exploração da Cova da Porca tenha ocorrido ainda antes da exploração da mina de Cidadelhe a poucas centenas de metros. Por fim, a exploração de Lamas de Homem fotografada a 19 de Junho de 2010 terá sido certamente realizada pela Sociedade Mineira dos Castelos.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: