terça-feira, 6 de julho de 2021

De Pitões das Júnias a Outeiro - a Etapa 18 da GR50

 


É uma das minhas etapas preferidas da GR 50 Grande Rota da Peneda-Gerês. A Etapa 18 liga as transmontanas Pitões das Júnias a Outeiro atravessando a Mata do Beredo e percorrendo parte da margem esquerda da albufeira da Barragem da Paradela.

Inicia-se o percurso no parque de estacionamento junto da antiga Escola Primária de Pitões das Júnias e após subir a rampa de acesso ao parque, vira-se de imediato à direita seguindo por um caminho empedrado que nos levará a uma zona de estacionamento a partir da qual o caminho nos leva ao início do passadiço de acesso ao Miradouro da Cascata de Pitões das Júnias.


Após passar pelo miradouro, descemos em direcção à ponte de madeira que nos ajuda a transpor o Ribeiro de Campesinho. Caminhamos já num frondoso bosque de carvalhos, a Mata do Beredo, que nos fará sombra até perto da Portela da Fairra. Quase a chegar ao fojo, vislumbramos por entre a vegetação (no nosso lado esquerdo) as paredes do Alto do Carvalhão. No Fojo da Portela da Fairra (um fojo de cabrita) podemos admirar aquela construção peculiar que em tempos serviu para a caça ao lobo e que nos nossos dias lembra as épocas mais difíceis de convivência entre Homem e Lobo.

O nosso percurso passa agora a Norte do Alto da Mulher Calça e começa a descer para entrar de novo num bosque que irá percorrer a margem esquerda da albufeira da Barragem de Paradela. Passando pela Canda, leva-nos até ao Ribeiro de Rebordinho e daqui passamos abaixo do mosaico de lameiros e campos agrícolas de Parada de Outeiro e pelo Moinho do Canto, antes de começar a subir para a bela aldeia de Outeiro.

Ficou a vontade de fazer o percurso num dia frio e de neve!

































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: