domingo, 18 de julho de 2021

Cogestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês

 


Há mais de dez anos foi criado um novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês e agora chegou a altura de se adaptar a uma nova realidade.

Instituído pelo Decreto-Lei n º 116/2019 de 21 de agosto, que consagra a intervenção de parceiros estratégicos na gestão destes territórios, entre os quais, obrigatoriamente, os municípios, o ensino superior e as organizações não governamentais ligadas ao ambiente, para além de outros interlocutores relevantes que, em articulação estreita com o ICNF I.P. (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas), assumem o compromisso de colaborarem para a promoção e valorização sustentável do território, do seu património e das suas comunidades, a cogestão é um modelo de gestão de proximidade das áreas protegidas.

A cogestão do PNPG materializa-se através do Plano de Cogestão que é elaborado e executado pela comissão de cogestão desta área protegida, determinando a estratégia a implementar com vista a valorizar e promover o território em causa, sensibilizar as populações locais e melhorar a comunicação com todos os interlocutores e utilizadores deste território, integrando um programa de medidas e ações que concretizam essa estratégia.

O actual plano de cogestão encontra-se em em fase de apresentação na qual todos podemos contribuir com as nossas propostas.

Ver aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: