sábado, 10 de julho de 2021

313... Da Portela do Homem a Pitões das Júnias

 


É a grande travessia, por excelência, que podemos fazer na Serra do Gerês: caminhar entre a Portela do Homem e Pitões das Júnias.

Este percurso tem algumas variantes: podemos fazê-lo passando perto dos Cornos de Candela (que assinala quase a passagem para outro 'Gerês') ou podemos fazê-lo seguindo os caminhos da raia, tendo por vista as paisagens do Lima.

Dependendo das condições nas quais a façamos, esta travessia pode ter como parte mais fácil a subida até às Minas dos Carris. Daqui, Pitões das Júnias parece já ali, mas as voltas da serra e as suas subidas e descidas, tornam este trajecto impróprio para quem não está disposto a «sofrer» um pouco. A serra é bela, mas quando quer pode ser bem cruel.

Neste dia a jornada demorou mais de 11 horas a percorrer os 25 km de caminhada, e o dia até esteve de feição para caminhar. Porém, cada ponto de água, cada pequeno riacho era um alívio para o corpo e uma satisfação para a alma.

No final ficam as imagens que guardamos desta travessia e algumas fotografias...
















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

5 comentários:

Bigfox disse...

É possível fazer de bicicleta de BTT?

Rui C. Barbosa disse...

Olá!

Em grande parte, não. E de qualquer das formas convém ter em atenção que o ICNF não autoriza este percurso em bicicleta.

Paulo disse...

O trajeto implica uma subida ao Pico da Nevosa.?

Paulo disse...

Boa noite. É preciso pedir autorização ao ICNF?

Rui C. Barbosa disse...

Caro Paulo,

Sim, a subida pelo Vale do Alto Homem implica a passagem numa zona de protecção total que carece de autorização do ICNF. Pode pedi-la para pnpg@icnf.pt e salvo raras ocasiões, é concedida.

Neste trajecto não implica a subida ao Pico da Nevosa e mesmo que vá pela fronteira não «tem» de o subir, mas é um desvio que vale a pena (se seguir pelo traçado da fronteira!).