terça-feira, 25 de agosto de 2020

Trilhos seculares - Entre a Albergaria e Junceda, uma caminhada pela Costa de Bargiela


Este foi um percurso por velhos trilhos que se vão perdendo na memória silenciosa das velhas matas da Serra do Gerês. Em tempos utilizado para aceder aos pontos mais altos de Bargiela e dos terrenos do Mourinho, este percurso que se inicia junto da ponte sobre o Rio Maceira, junto dos Viveiros das Trutas, na Albergaria, vai-se perdendo por entre os jovens azevinhos e carvalhos que vão tomando conta dos espaços em busca da luz do Sol por entre a velha vegetação.

Vencendo a encosta até aos altos rochosos que nos permitem vislumbrar os cumes da vertente nascente da Serra do Gerês, o caminho vai ziquezagueando por entre a vegetação e leva-nos a passar a Bemposta até à Chã de Bargiela com o seu velho e decrépito curral.

Seguindo para Sul, entramos nos domínios dos terrenos do Mourinho. No início da Corga do Mourinho já vemos, lá no fundo, as vertentes rochosas da Serra Amarela a mergulhar na albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas. Seguindo as mariolas, chegamos ao Curral do Mourinho já depois de contemplas as paredes alcantiladas do Pé de Cabril que se vão aproximando. Ficando o curral para trás, seguimos pela Manga do Mourinho e passamos o Cancelo em direcção à Portela do Confurco antes de virar em direcção ao Pé de Cabril ladeando a Quelha Direita.

Passando na base dos espigões do Pé de Cabril, seguimos em direcção ao Prado e daqui para a Fenteira do Prado, Manga da Tojeira e finalmente Junceda.

Ficam algumas fotografias...























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: