sábado, 15 de agosto de 2020

Operacionais do ICNF no teatro de operações do incêndio de Lindoso/PNPG


Na madrugada do dia 8 de Agosto deflagrou em Espanha um incêndio rural que rapidamente atravessou a fronteira, ameaçando atingir a mata do Cabril, um dos mais valiosos ecossistemas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, classificada como reserva integral no plano de ordenamento do Parque e que ainda se encontra em fase de recuperação do grande incêndio de 2010.

O incêndio desenvolveu-se, em terrenos montanhosos extremamente difíceis e complexos para a atuação das forças de combate, tendo em consideração a facilidade de progressão do fogo e os elevados riscos para os meios aéreos e terrestres, havendo a lamentar uma morte e um ferido grave decorrentes da queda de aeronave ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Porém, graças à rápida intervenção das forças de protecção civil de ambos os países e à disponibilização de meios terrestres e aéreos, actuando coordenadamente, foi possível evitar a concretização dos piores cenários iniciais, que previam uma área potencial de destruição de cerca de 5 000 hectares, em caso de não contenção do flanco direito do incêndio no ribeiro dos Madornos, afluente do rio Cabril. 

Na última avaliação disponível, estima-se que o incêndio tenha afretado cerca de 435 ha no território espanhol e 160 ha no português, não tendo entrado na zona de protecção total da mata do Cabril.

O ICNF disponibilizou em permanência entre 40 a 50 elementos, incluindo sapadores florestais, agentes CNAF, vigilantes da natureza, técnicos e dirigentes, não só do Parque Nacional mas também dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Viseu, Coimbra e Santarém, mantendo-se ainda hoje no terreno efectivos em vigilância constante ao perímetro do incêndio. 

O empenho dos elementos do ICNF e a extrema eficácia da actuação do pessoal sapador, em articulação estreita com as demais forças terrestres e com os meios aéreos, foram reconhecidos pela Protecção Civil como determinantes para o sucesso alcançado na protecção das espécies e habitats da emblemática mata do Cabril e do Parque.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional português, prestes a completar meio século de existência, tem em execução desde 2016 um plano-piloto de prevenção de incêndios e de valorização e recuperação de habitats naturais onde já se investiram aproximadamente 9 milhões de euros.




Fotografias e texto © ICNF via Facebook (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: