segunda-feira, 27 de abril de 2020

O erro dos topónimos «comerciais»


Há erros que se agarram como lapas e os quais são difíceis de corrigir, e este erro é recorrente! Por isso, e sempre com o objectivo de manter a verdadeira designação toponímica dos locais na Serra do Gerês, nunca é demais voltar a este tema quando estes erros são propagados por meios que, devido à relativa importância que vão ganhando, acabam por ter a obrigação de divulgar os verdadeiros nomes (topónimos) serranos em vez dos «topónimos comerciais» como já lhes chamam, como se de alguma forma isso viesse a alterar o crasso erro!

Vem isto (mais uma vez) a propósito da designação 'Cascata do Tahiti' para designar a Fecha de Barjas / Cascata das Várzeas.

Ainda recentemente, a versão mais actual do mapa do Parque Nacional da Peneda-Gerês da Adventure Maps vem ajudar na má informação em relação a este mesmo assunto designando como "Cascata Tahiti" a Fecha de Barjas / Cascata das Várzeas!! Não, não há desculpa!

O amplo acesso actual à informação poderia ajudar a preservar estes nomes. Porém, quando a preguiça, o facilitismo e a ânsia do lucro falam mais alto do que a preservação deste património, a tarefa não é fácil!

Já «toquei» neste assunto várias vezes...

- Município de Terras de Bouro não conhece o seu território?

'Portugal Tourism' e o Tahiti

- Toponímia geresiana - memórias históricas sob ameaça

- De ignorância em ignorância até à vitória final

- Também tu, GERESÃO?

- Má informação... ou simples ignorância

A cascata chama-se Fecha de Barjas!

Fecha de Barjas versus Cascata do Tahiti

- 'Portugal Tourism' e o Tahiti

Num destes textos, escrevo que "A toponímia geresiana é um manancial rico em nomes e designações que nos ajudam a compreender a vida do homem serrano desde os tempos imemoriais. Gravado na memória dos mais velhos e com poucos trabalhos de preservação desta toponímia, corre-se o risco de se perder um tesouro valioso que torna a Serra do Gerês (e as outras serras do Parque Nacional) como um poço sem fim para a descoberta.

Há já muito tempo que as cartas militares deixaram de ser uma referência para a memória e registo destas designações. Se em 1949 ainda se fizeram trabalhos de campo nos quais os contactos com as gentes locais tiveram um papel interessante na elaboração das cartas militares, os trabalhos mais recentes (nomeadamente as cartas de 1995) mostram um grande descuido no registo e localização de algumas características geográficas.

Por outro lado, a atribuição de designações que não correspondem à realidade, vão com o tempo adquirindo uma sobreposição sobre as verdadeiras designações de algumas zonas do Gerês. talvez a mais «famosa» de todas seja a designação 'Cascatas do Tahiti' para designar a Fecha de Barjas. Não são poucos aqueles que surgem nos postos de informação turística (quer da Câmara Municipal de Terras de Bouro quer do Parque Nacional da Peneda-Gerês) a solicitar informações sobre a sua localização. No entanto, o problema parece estar no facto de as fontes de informação turística poderem estar a perpetuar a utilização desta designação errada e o mesmo parece acontecer com alguns naturais da região que utilizam esta mesma designação, esquecendo-se assim do verdadeiro nome daquela zona. (...).

Não existe qualquer designação 'Cascatas do Tahiti' e a toponímia geresiana é demasiado rica para que se venha a perder devido à imposição de nomes que em nada estão ligados à vida serrana e que com o passar do tempo impliquem a perda de um património valiosíssimo para a caracterização daquelas paragens."


E sim, irei voltar a este tema sempre que necessário na incessante tarefa de preservar um património que é de todos.

Sem comentários: