domingo, 26 de abril de 2020

Trilhos seculares - Por Pena Curva e Junceda até aos limites de Vilarinho


Se a visita à Corga de Valongo constituiu uma grande jornada pela imensa Serra do Gerês, esta manhã seria dedicada a um pequeno alongar de pernas pelas imediações do Campo do Gerês. A ideia era completar uma pequena ligação entre Pena Curva e Junceda antes que o dia, que havia nascido com céu primaveril quase limpo, se viesse a transformar numa chuvosa tarde de Inverno.

Deixando o Campo do Gerês para trás e subindo por um caminho florestal junto ao Cruzeiro do Campo, galguei as pequenas encostas de Monserra chegando ao pequeno marco triangulado escondido entre a vegetação rasa. Daqui, a paisagem sobre a aldeia e para a Serra Amarela é única e o quadro natural é realçado pelas cores da Primavera que ajudam a dar nome às montanhas vizinhas.

O carreiro segue depois em direcção a Sul, levando-nos às encostas de Pena Curva da qual se vislumbra Covide abrigada dos ventos de Norte. Em Pena Curva, e tirando ou partido do estradão de Junceda ou dos carreiros que ainda resistem, poderia descer à estrada de Lamas / Curvas de S. Bento, mas isso tornaria a caminhada demasiado curta. Decidi assim tomar a estrada de Junceda e depois baixar para o ponto de partida por carreiros já conhecidos.

De facto o dia estava primaveril e o silencio no qual vive o mundo permite realçar o canto dos pássaros. No entanto, as nuvens que haveriam de transformar o dia já se iam acumulando no céu, pintando-o com manchas brancas ou tons de cinza.


Chegando a Junceda, tomei o carreiro que se inicia nas suas traseiras e dirigi-me pela Manga da Tojeira na direcção do Prado de Gamil onde fiz uma curta paragem para um saboroso café e deleite paisagístico. Encetava então o regresso, descendo na direcção de Cerdeira e depois para a recém reparada (quem diria?) estrada da Geira Romana e para lá da Corga do Gavião em procura dos milites da velha Vilarinho da Furna. Descendo depois para a Geira Romana, fui terminar este passeio matinal no ponto de partida.

Algumas fotografias do dia...


















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: