sábado, 11 de abril de 2020

Trilhos seculares - Pena Curva à vista do Campo


O mundo continua ensurdecedoramente silencioso, mas as nuvens continuam a sua correria desmesurada pelo céu. Os sons da Natureza tocam baixinho como que para não chamar a atenção à tragédia que cobre outras terras.

Isolo-me nas montanhas por entre a companhia de murmúrios que são os meus pensamentos e os sons do meu caminhar; por entre o passar da urze, e a brisa que me vai afagando a pouca pele exposta; por entre os ribeiros que continuam o seu rumo, e as sombras que todos os dias vão chegando.

Ia caminhando até que encontrei um poema gravado a sal por entre duas lajes de granito...

Vivemos por entre as cinzas daqueles que são os condenados
Navegando num oceano de feridas pútridas
No final contamos os mortos
E ficamos refugiados na raiz das montanhas
Eternamente cavalgando os ventos do desprezo
Os murmúrios das asas dos corvos que esvoaçam por entre a neve que cai
O teu Inverno congelou as minhas emoções
E as nossas fortalezas que ardem
Chegando o ocaso
Sento-me por entre a brisa que percorre uma floresta de sombras
E torno-me invisível
À primeira luz da madrugada...

Saindo do Campo do Gerês e tomando o traçado do Trilho da Água do Sarilhão na Rua de Cerdeira. Antes de chegar ao velho abrigo da Grande Rota da Casarotas, rumar à direita seguindo o carreiro mariolado que vai serpentear pela encosta acima. Na bifurcação, tomar o carreiro à esquerda na direcção da Fraga do Sarilhão, percorrendo sempre à vista da Serra Amarela e da albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas. O carreiro vai subindo até nos levar a entrar no Covelo e chegar a Redondelo. Daqui facilmente se desce mais adiante para o Prado de Gamil e tomando o traçado do Trilho das Silhas dos Ursos, passamos pela Manga da Tojeira e chegamos a Junceda.

Na Junceda vamos seguir agora o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês na direcção do Campo do Gerês. Percorremos cerca de 2 km e quando o percurso vira para o Campo do Gerês após passar uma ponte de pedra sobre um ribeiro, vamos virar à esquerda e seguir um velho estradão que nos levará a Pena Curva no alto da qual temos uma vista sobre o Campo do Gerês e Covide. Temos a opção de baixar à estrada, mas aconselho a seguir o carreiro que segue pela Pena Curva na direcção do Campo do Gerês.

Algumas fotografias do dia...
















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: