Recentemente foi publicado pelo município de Terras de Bouro um pequeno guia ilustrado intitulado "À descoberta do Gerês".
Este guia pretende mostrar a quem visita a parte da Serra do Gerês que está incluída no território de Terras de Bouro. Porém, parece que alguém está muito distraído acerca da toponímia ou então, na verdade, desconhece o território, ou então ainda deixa passar o erro na justificação de que «soa melhor» ao turista!!!
Não deixa de ser peculiar que por muitas vezes são aqueles que não pertencem a estes locais que mais prezam pela preservação dos verdadeiros nomes, isto é, dos topónimos que fazem parte e que contam a história de um determinado lugar.
Os vidrinhos de cheiro vão dizer que isto são pieguices e que não há problema em se alterar os nomes a bem do turismo. Pois, eu acho que se faz muito mesmo mal e que as designações erradas nem entre parêntesis devem surgir!
No caso em questão, lá vem a verdadeira palermice da 'cascata de Tahiti' - e neste caso com o verdadeiro nome entre parêntesis - e a designação errada de 'cascata da Portela do Homem' em vez do verdadeiro topónimo (hidrónimo) Cascata de S. Miguel.
Sem comentários:
Enviar um comentário