domingo, 15 de setembro de 2019

"Quatro jovens resgatados pela GNR após seis horas perdidos no Gerês"


Notícia do Jornal de Notícias pelo jornalista Joaquim Gomes para ler aqui.

Quatro jovens, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR, a meio da madrugada deste domingo, depois de cerca de seis horas perdidos no Gerês.

Esta situação levanta algumas questões, principalmente como é que alguém se consegue perder num trilho no qual não existe uma só opção de desvio a não ser que se tome a decisão de sair dele e se se toma esta decisão, então é porque haveria algum objectivo a atingir, o que - agora conjecturando - pode levar a concluir que se sabia para onde ia.

Coima ou não? A pertinência da questão é relativa: durante o Verão são milhares que aos olhos do ICNF sobem aquele caminho e pouco importa para o caso para onde vão, mas talvez importe a forma como vão, isto é, se tiver uma mochila às costas e tiver o aspecto de um montanhista / pedestrianista, provavelmente será interceptado pelo ICNF; se for de calções de banho,toalha às costas e chinelos, então o mais provável é que siga em paz!

O problema aqui será o pedido de resgate e a possível (?) falta de autorização para percorrer uma área de protecção total. Compreende-se o papel da GNR ao ter de efectivar a coima caso não haja a devida autorização. 

Fotografia: Joaquim Gomes

Sem comentários: