quinta-feira, 12 de março de 2020

Paisagens da Peneda-Gerês (DXLVII) - Marco miliário (Milha XXIX)


A milha XXIX, localizada em (...) Bouça do Gavião, na freguesia de Campos do Gerez, a uma altitude de 610 metros, regista um conjunto de 13 miliários, entre os quais se destaca o que ostenta a inscrição de C. Calpetanus Rantius, governador da Tarraconensis.

Antes da intervenção arqueológica onze marcos, ou fragmentos, encontravam-se dispersos pela vertente e dois incrustados no muro divisório que separa os territórios de Vilarinho das Furnas e de Campos de Gerez. Anteriormente havia somente referência a um marco de Maximino e Máximo (238).

A partir do ponto onde a via desce à cota 570, o caminho é, periodicamente, submerso pela albufeira de Vilarinho das Furnas, sempre que esta atinge o seu nível mais alto. Contudo, em períodos mais secos, quando a albufeira desce mais de 10 metros é possível prosseguir o traçado da Geira até à milha XXX, conforme tivemos oportunidade de fazer em 1992. Devido à circunstância do caminho ficar numa zona de oscilação da albufeira, são visíveis as consequências nefastas do empreendimento hidroeléctrico. Entre a Bouça do Gavião e o ponto em que a estrada romana é cortada pela albufeira, a via desce suavemente, entre um magnífico bosque de carvalhos, azevinhos e medronheiros, conservando-se vários trechos de calçada, nos pontos em que o declive é mais acentuado.


Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: