domingo, 1 de março de 2020

As novas guardas na ponte sobre o Rio Homem junto da Cascata de S. Miguel


Recentemente, e no âmbito de um plano de melhoramento das condições de visitação da Mata de Albergaria levado a cabo pela Câmara Municipal de Terras de Bouro e (penso) pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) / Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), procedeu-se à colocação de novas guardas na ponte sobre o Rio Homem junto da Cascata de S. Miguel.

Até aqui a ideia até parece interessante e segue no que foi feito na ponte em Cagademos e que talvez venha a ser feito noutras pontes ao longo da estrada entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem.

Ora, não sendo eu arquitecto paisagista, vou-me abster de me pronunciar sobre o desenho de tais guardas, porém em termos pessoais poder-se-ia ter sido mais arrojado e desenhar algo que se enquadrasse melhor com o entorno paisagístico. Digo eu, que percebo nadinha destas coisas.

Quem olha para o que foi feito na ponte sobre o Rio Homem, à primeira vista, até parece coisa bem feita, não fossem os pequenos detalhes... A colocação das guardas vem diminuir o pequeno passeio por onde se circulava a pé sobre a ponte. Porém, como que já vem da Portela do Homem por uma estrada com bermas tenebrosas, este será o pormenor de menos importância...



Não me recordo de naquela ponte ter ocorrido qualquer acidente onde alguém tenha caído às águas do Homem, logo não vejo necessidade de ter umas guardas novas e tão altas... a não ser por imposição do ICNF para assim evitar que os automóveis parem a meio da ponte para fotografar a Cascata de S. Miguel. Eh pá, bem visto! Muito inteligente... não fosse o facto de as guardas estarem todas a abanar e apenas presas ao chão por uns simples parafusos! Ainda bem que estão lá umas 'guitas' para segurar aquilo! Eu, pelo menos, senti-me muito mais seguro!! Quem será o primeiro a se debruçar naqueles mamarrachos e ir dar com os queixos no leito do rio?






Tirem lá aquela porcaria dali!

Ficam estas fotografias para memória futura...

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: