sexta-feira, 6 de março de 2020

Da Pedra Bela às Rocas, um pequeno passeio na Serra do Gerês


Não precisamos de grandes incursões nas profundezas da serra para ficarmos enfeitiçados pela beleza e singularidade da mais bonita montanha Portuguesa. Mesmo um curto passeio matinal, desde que estejam dispostos a deixar o carro para trás e pôr as botas ao caminho, é o suficiente para vos encher a alma de paisagens e sensações únicas.

Um desses passeios tira partido de pequenos troços de pequenas ou grandes rotas que traçam o Gerês. Por exemplo, já pensaram em deixar o carro na Pedra Bela e seguir pela estrada em direcção ao Arado? Sigam por entre o bosque e estejam atentos à passagem do vento por entre os cedros e pinheiros, ou então escutem o som da água que percorre o leito de pequenos ribeiros travessos. Parem e olhem para os jogos de luz por entre as ramadas ou apreciem a beleza das antigas ou novas fontes. Ao longe, contemplem o serpentear da estrada florestal e tentem escutar o canto dos pássaros ou a correria dos esquilos!

No cruzamento para o Arado esqueçam a cascata e disponham-se a subir às Rocas para contemplar os imensos espaços e horizontes que vertiginosamente se abrem para os picos serranos ou se precipitam para o vale do Cávado. "Percam" aí algum tempo e de certeza que de lá virão mais ricos com o esplendor do Rio Arado a correr por entre o verde dos cedros desde o cinza estéril do granito Geresiano.



Deixando as Rocas enveredem pelo traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês para regressar à Pedra Bela. A GR50 irá entroncar com o Trilho dos Currais que pode ser uma opção para prolongarem a caminhada (passando pelo Curral da Carvalha das Égua e pelo Curral da Lomba do Vidoeiro). Neste caso, enveredei em direcção ao Curral da Espinheira e depois para a Pedra Bela. 

O percurso tirou partido do Trilho do Sobreiral da Ermida, Grande Rota da Peneda-Gerês e Trilho dos Currais.

Ficam algumas fotografias desta manhã...















Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: