domingo, 29 de novembro de 2015

Outras minas - Minas de Portelo


A tocar de tangente no tema deste blogue, esta secção será meramente fotográfica, mas com uma ou outro nota histórica e uma ou outra nota pertinente.

A quando de uma recente visita à Serra de Montesinho, deparei-me na paisagem com o alinhamento dos edifícios da Mina de Portelo, situadas perto da aldeia do mesmo nome e não muito longe da aldeia de França, em pleno Parque Natural de Montesinho.

Segundo nota da Câmara Municipal de Bragança sobre a aldeia de Montesinho, "Não muito longe da aldeia de Montesinho fica também o antigo complexo mineiro do Portelo. Esta mina, actualmente inactiva, era das mais importantes explorações de estanho do nordeste transmontano, tendo sido nos finais da década de 1960 a mina de estanho mais produtiva de Portugal."

Em Janeiro de 2010 este complexo mineiro foi palco de um desastre ambiental no qual as areias tóxicas ali armazenadas foram arrastadas para o Rio Sabor, inundando campos agrícolas. Presentemente, no local existem vários edifícios mineiros degradados, bem como instalações mineiras em ruína. De especial perigosidade está o que certamente terá sido o local de armazenamento das areias tóxicas, hoje verdadeira cicatriz a céu aberto constituindo um fosso de várias dezenas de metros de profundidade.

Aparentemente a área terá sido intervencionada pela EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA.










Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: