segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O percurso pedestre da Lama do Pastor e outros semelhantes


Na minha mais recente visita a Pitões das Júnias, tinha como intenção percorrer o pequeno percurso pedestre da Lama do Pastor. Este é um percurso circular com uma extensão de 3,5 km que se inicia e termina junto do Centro Interpretativo do Planalto da Mourela instalado na antiga Casa Florestal de Pitões das Júnias.

A partir deste ponto iniciam-se vários percursos que à partida nos permitem conhecer melhor parte da zona Este do Parque Nacional da Peneda-Gerês, além do Planalto da Mourela.

No entanto, convém salientar que apesar de estarem identificados com um código de cor na «placa de início» dos diversos percursos, esta é a única identificação que encontramos no terreno. Existem uns pequenos guias que nos podem ajudar a percorrer estes trajectos, no entanto, e sem a devida manutenção dos percursos (pelo menos no que diz respeito ao percurso pedestre da Lama do Pastor), a sua realização torna-se um pouco ingrata e desmotivante, pois mesmo a descrição que é feita e que nos poderia ajudar a compreender melhor as zonas por onde passamos, torna-se confusa sem haver uma outra ajuda no terreno. Esta ajuda é fundamental para quem se está a iniciar neste tipo de actividades, pois os praticantes mais experientes podem como que «partir à aventura» e acabar por criar um outro percurso que os fará passar por zonas que podem, ou não, fazer parte do percurso.



Na conjuntura actual, compreende-se que por vezes a falta de verbas possa levar a que os promotores destes percursos, no caso a ADERE Peneda-Gerês, se possa descuidar na sua manutenção e é por isso que eu acho ser fundamental talvez se criar a figura do 'Tutor do PR', isto é, uma pessoa ou entidade extra que ficasse de certa forma encarregue de apontar os problemas num determinado percurso e solicitar a sua manutenção quando esta fosse pertinente. É também fundamental que os praticantes de actividades ao ar livre tenham um papel que posso chamar de 'pró-activo' no auxilio da manutenção destes equipamentos e para tal, mais uma vez no caso da ADERE Peneda-Gerês, foi há já algum tempo disponibilizada um ferramenta on-line através da qual podemos alertar para os problemas existentes em determinados percursos. Esta ferramenta pode ser encontrada aqui.

Penso que no caso dos percursos em questão naquela área, o problema seja semelhante, logo será pertinente a sua rápida manutenção.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: