quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Trilhos seculares - Pela face Este...


Caminhada em dia de Outono mas com temperaturas matinais de Inverno que se fez ver em alguns pequenos charcos gelados.

Sem haver um destino definido, a caminhada foi-se desenrolando ao sabor dos passos que se iam dando e das sensações que a paisagem ia mostrando. Começo matinal na Portela de Leonte com o Curral de Vilar da Veiga (ou Leonte de Cima) coberto por um tímido manto de geada que fazia antever os dias que aí virão.

Se a certa altura a vontade de passar pelas Quinas da Arrocela ainda fez surgir a perspectiva de uma longa jornada, o dia que se seguiu fez-me subir até ao Vidoal mergulhado numa luz fulgurante de um Sol matinal. A projecção de sombras pelas corgas fundas e pelas escarpas de Lavadouros, tornou o lugar como algo que se via pela primeira vez. Aliás, se lá tivesse voltado hoje a sensação teria sido a mesma... o Gerês é assim, uma novidade a cada caminhada que se vai fazendo mesmo que se passe por lugares há muito conhecidos.

Do Vidoal subi a encosta do Outeiro Moço introduzindo algo de novo no usual circuito que por ali se faz. Aquele carreiro fez-me ter uma abordagem distinta ao colo da Preza (Freza) e dali segui para a Chã da Fonte e Lomba de Pau. Passando pelo curral, segui em direcção à varanda sobre o Curral do Conho permitindo uma paisagem memorável tendo por fundo as Fichinhas e Porta Ruivas, lá ao fundo o Borrageiro (Borrageira) domina a paisagem. Nesta altura o objectivo já estava traçado. Depois de passar pelo topo da Corga do Ribeiro do Porto das Vacas, segui em direcção a Carris de Maceira mas a certa altura tomei a direcção de velhas mariolas que me levaram em direcção às Alvas. Aqui a paisagem afunda-se num profundo vale encaixado, um verdadeiro mundo perdido em pleno parque nacional. De facto, uma zona inacessível que torna aquele lugar como algo de maravilhoso e único.

O velho caminho vai-se perdendo por entre a penedia, seguindo em direcção aos Prados da Messe. A pouca distâncias o aparecimento de uma ou outra mariola marcam a passagem de carreiros por entre pequenos vales. Aqui, a rede de ligações entre os caminhos principais permitem-nos várias opções por outras paisagens. O caminho que seguia ia levar-me aos Prados da Messe descendo a face Este das Albas. O caos de rochas caídas faz-nos sentir noutros cenários e a cada pequena passagem, onde o nosso olhar é limitado, esperámos sempre uma surpresa. Ela já havia aparecido antes na fugaz aparição de um corço que se apressou a esconder nas alturas do Pé de Medela.

Chegado à Messe deparo-me com um abrigo sem telhado. Este é um dos currais que está a ser recuperado pelas vezeiras juntamente com a rede de carreiros que os vai ligando. Um excelente trabalho das gentes serranas interessadas em recuperar a sua história ao contrário de outras entidades estatais que deveriam fazer o mesmo...

Depois da Messe segui por um pequeno, mas interessante trilho que começa para lá da fonte ali existente e que nos leva à Lomba de Burro. Daqui o trajecto foi óbvio, passando ao largo dos Prados Caveiros, iniciei a longa descida pela Costa de Sabrosa e mergulhei nos mistérios da Mata de Albergaria em busca dos cogumelos que insistem ainda em não aparecer em força por aquelas paragens. Seguindo pelo troço da Geira Romana e passando ao lado dos antigos viveiros das trutas, enveredei pela «longa» caminhada de volta a Leonte pela estrada de alcatrão num longo calvário.

Algumas imagens do dia...
O caminho para o Vidoal ainda revela em alguns troços parte da calçada. O Pé de Cabril é uma companhia na subida até ao Vidoal.

Vidoal (muitas vezes confundido com o Mourô).
 O Vidoal visto desde a subida da encosta do Outeiro Moço.
 O vale de Camalhão e Teixeira visto desde a Preza.
 O gelo foi aparecendo em alguns recantos.
 Curral da Lomba de Pau.
 



Pé de Medela e as Albas.
 O Curral do Conho com as Fichinhas e Porta Ruivas.
 O Curral do Conho com as Fichinhas, Porta Ruivas e o Borrageiro.

 Curral da Pedra.
 Um velho marco de delimitação do Gerês Floresta de finais do Século XIX é enquadrado pelo Pé de Medela e Carris de Maceira.
 O Curral do Vidoal e o Pé de Cabril.
 As Albas.
 As Albas.
 Descendo em direcção aos Prados da Messe.
 Prados da Messe.
  Prados da Messe.
  Prados da Messe.




 Prados Caveiros.



Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: