quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mitos urbanos sobre as Minas dos Carris


As Minas dos Carris são vistas por muitos montanheiros e não só, como um objectivo, quase um grande cume, a atingir em plena Serra do Gerês. Toda a envolvência do local torna-o num local cheio de misticismo e a cada esquina secretamente esperamos que um segredo se revele perante os nossos olhos.

Tudo isto levou ao aparecimento do vários mitos urbanos acerca das minas. Quantos de nós não pensam já terem escutado um som ou visto uma fugaz sombra pelo canto do olho? Aqueles que entraram nas suas galerias não se arrepiaram por se encontrarem na mais profunda escuridão e nela terão notado um vulto suspenso?

Não há muitos anos escutei uma história sobre as galerias secretas das Minas dos Carris. Supostamente, estas galerias fariam a ligação com as Minas das Sombras e permitiam a fuga daqueles que se esgueiravam dos regimes que dominavam os países vizinhos. Como é óbvio, não existem mapas sobre essas galerias e na realidade elas não existem, mas não deixam de constituir uma boa história para uma noite ao relento na companhia do crepitar das chamas... especialmente se nessa história alguém disser que muitos dos que tentaram cruzar as galerias se terão perdidos nos abismos interiores da Terra...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: