segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

"Vilarinho das Furnas", por António Campos


Há uns tempos atrás um amigo meu estava muito interessado em visionar este filme de António Campos sobre Vilarinho da Furna. Este filme é uma obra única sobre a aldeia comunitária inundada pelas águas da barragem que lhe quis roubar o nome.

Para tal, e sabendo que na Cinemateca Portuguesa existia uma cópia do filme, entrou em contacto com esta instituição solicitando uma cópia do mesmo. A resposta foi simples, se ele quisesse ver o filme teria de se deslocar a Lisboa e fazer o visionamento lá.

"A Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema é o organismo nacional, tutelado pelo Secretário de Estado da Cultura, que tem por missão a salvaguarda e a divulgação do património cinematográfico." A resposta por parte desta instituição é a resposta típica de um organismo estatal altamente burocratizado. Estes serviços deveriam existir para servir os cidadãos e não para se comportarem como agentes que seleccionam quem deve e quem não deve ter acesso a serviços pagos por todos nós.

Felizmente, o filme de António Campos está agora disponível no YouTube para que todos possamos ter uma ideia do comunitarismo de Vilarinho da Furna e (re)viver os seus últimos dias.

Agradeço ao Daniel Antunes ter disponibilizado o vídeo.

Sem comentários: