terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O imenso Vale do Homem

Por muitas vezes que estude o Vale do Homem, há sempre surpresas escondidas a cada passo que se dá. Quer seja pela paisagem, quer seja pela descoberta de antigos indícios, aquele vale jamais deixará de ter os seus segredos.

Nas suas encostas escondem-se locais onde o homem se abrigou nas noites frias (tal como o Palão do Concelho ou o abrigo do Modorno) e por onde passou a caminho dos altos serranos quer para guardar as vezeiras ancestrais, quer para transportar a madeira para as minas que entre 1941 e 1943 iriam começar a esventrar a terra. Algures perdido pelo vale ainda se encontra o antigo cabo do telégrafo, pois só interessou recolher os postes de madeira e como o está escondido da vista está escondido do coração, o cabo acabou por lá ficar.

Os velhos caminhos desapareceram e como neste nosso país não se guardam as memórias do que fomos (apenas aquelas elitistas...), nada resta além de velhas fotografias que são verdadeiras janelas para o passado e que nos permitem ter uma ideia de como as coisas eram nos tempos idos.

Muito mais do que saber os nomes dos vales, currais e corgas, caminhar no Gerês para mim é isto, viver a descoberta e preservar as memórias de outros tempos a cada passo que vou dando...

Algumas fotografias...



Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: