segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Gritemos a quem faz orelhas moucas...

Todos nós temos uma responsabilidade cívica, enquanto cidadãos e cidadãs conscientes, de lutar pelos problemas que nos afectam. No entanto, muitos preferem ignorar os direitos conquistados há mais de 30 anos e simplesmente alinhar pela posição de poucos. A indiferença perante uma situação é estampada num 'like' ou muitas vezes nem isso.

Por estes dias gritemos a quem faz orelhas moucas. Gritemos pelo nosso direito a viver a Natureza sem um estigma de que fazemos algo de mau ou de que violamos alguma lei só porque não achamos correcto pagar €152,00 por um simples acto burocrático.

O ensurdecedor silêncio do governo perante o apelo de muitos só encontra par no barulho de 90 a querer violar da pior forma as regras do jogo que todos nós queremos jogar. Não compreendo, nem aceito que estejamos meses em suspenso por uma revogação e uma alteração de portarias que torne a visitação das áreas protegidas um acto de formação pessoal em vez de uma violação cívica.

É por isto que a luta contra as taxas deve ser feita por casa um de nós. Não devemos deixar cair o assunto no esquecimento e muito menos ignorá-lo por detrás das fotos no facebook ou de inúmeros poemas inspirados pelas épicas paisagens que nos assombram a alma. A luta faz-se questionando, interrogando, exigindo e apontando os erros. Mas também assumindo as nossas obrigações e responsabilidades, e acima de tudo cumprindo as regras. É esta a definição de cidadania em busca de um país melhor e em homenagem àqueles que lutaram um dia e sonharam por um país, uma sociedade melhor.

Deixemos de parte os interesses pessoais e trabalhemos em prol de um bem comum. Sejamos activos, pro-activos! Lutemos sempre e ousemos vencer!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: