domingo, 11 de março de 2012

Incêndio na Várzea continua activo

O incêndio que ontem deflagrou na Várzea, Arcos de Valdevez, dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, continua activo e a lavrar com uma frente em povoamento florestal.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, o incêndio foi declarado pelas 13:01 do dia 11 de Março e então encontrava-se a lavrar com uma frente em mato, condição que se manteve até às 17:42. Pelas 18:58 o incêndio estava activo com uma frente em mato a progredir em local de difícil acesso aos veículos de combate, estando o mesmo a ser efectuado com recurso a ferramentas manuais.Às 19:11 o Comandante das Operações de Socorro (COS) era um Bombeiro da 1ª do Corpo de Bombeiros de Arcos de Valdevez passando para um Sapador Florestal pelas 22:21. Nesta altura o combate ao fogo estava a ser efectuado com recurso a ferramentas manuais.

Entre as 22:25 e as 0:50 o incêndio estava activo com uma frente em mato em local de difícil acesso, passando a uma frente em pinhal em local de difícil acesso pelas 4:45 e posteriormente a progredir em local sem acesso aos meios de combate terrestres (5:35). Pelas 6:32 estava activo com 2 frentes em povoamento florestal, a progredir em local sem acesso aos meios de combate terrestres e pelas 7:20 activo com uma frente em povoamento florestal, a progredir em local sem acesso aos meios de combate terrestres.

Pelas 7:24 o Comandante das Operações de Socorro (COS) era o Comandante do Corpo de Bombeiros de Ponte da Barca. Às 10:15 foi accionado um Helicóptero Bombardeiro Pesado. Pelas 10:29 o incêndio estava activo com uma frente em povoamento florestal.

Sem comentários: