domingo, 18 de março de 2012

Falando do Gerês... de Bouro a Barroso

Teve lugar no dia 17 de Março no Parque de Campismo de Cerdeira mais uma tertúlia (a oitava) relacionada com temas que abordam a Serra do Gerês, o Parque Nacional e as suas gentes. Desta vez o tema geral foi 'O Gerês: de Bouro a Barroso' que é o título da obra escrita por Maria Fernanda Moreira da Silva e que foi fruto de um trabalho de investigação de 10 anos. “O Gerês: de Bouro a Barroso, Singularidades Individuais e Dinâmicas Territoriais” cobre os mais variados aspectos da Serra do Gerês desde a organização espacial do território do Século XIII ao Século XIX, as alterações da paisagem serrana entre o Século XIX e o Século XX, a história das Caldas do Gerês, o património cultural e natural e as ameaças que pendem sobre este património.

As pessoas que assistiram a esta tertúlia tiveram oportunidade única de poder assistir a uma apresentação riquíssima para os verdadeiros amantes da Serra do Gerês. Através de um «passeio» pelas suas peculiaridades,  Maria Fernanda Silva apresentou-nos um território transbordando de história e de mistério, de potencialidades e de riquezas, mas também ameaçado por problemáticas criadas por dinâmicas que ao longo dos séculos e principalmente ao longos das últimas décadas, o têm marcado de forma significativa.

Possuidora de um conhecimento enciclopédico sobre aquele território, a palestrante foi capaz de prender a sua audiência ao longo de cerca de duas horas de apresentação, havendo no final lugar para uma curta conversa entre a assistência.

Esta foi sem dúvida uma tertúlia que não se deveria ter perdido por toda a sua riqueza de informação e pela troca de informação que certamente poderia ter continuado não fosse o adiantado da hora que nos fez ver que estes temas apaixonantes nos podem cativar de uma forma singular. Estas tertúlias organizadas pelo Parque de Campismo de Cerdeira acabam assim por afirmar o seu valor na dinamização local e no explorar que conteúdos que nos podem enriquecer e proporcionar um melhor conhecimento daquele território.


Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: