domingo, 26 de dezembro de 2010

160... Inverno em Carris

Carris, 26 de Dezembro de 2010

Primeira caminhada às Minas dos Carris no Inverno 2010/2011 e não poderia ter sido em melhor dia. Com a neve que caiu antes do Natal, Carris voltou a ter o aspecto místico dos mundos de gelo. As suas abandonadas ruínas tomam uma nova altivez entre o céu azul e o branco ártico.

A caminhada começou bem cedo e bem fria na Portela do Homem e em pouco mais de duas horas e meia o pequeno grupo chegava à entrada do complexo mineiro após passar pelas familiares paisagens do Vale do Alto Homem. A neve tornou-se mais intensa a partir do Cabelo do Modorno por vezes ajudando na progressão, ao ocupar os espaços e mantendo firmes as pedras de outra forma soltas, por vezes complicando o passo fazendo as botas deslizar ou escondendo o gelo que se havia formado em muitas partes. A fantástica passagem das Águas Chocas estava toda gelada, como é costume nestas ocasiões, obrigando a um passo mais cuidado para evitar uma dolorosa queda.

A paisagem que encontrei em Carris fez-me lembrar o dia da minha 100ª visita ao complexo mineiro. Na altura, foi uma noite bem passada num espaço exíguo e com uma temperatura interior de 3ºC. Hoje, a temperatura mínima que registei foi de -1,9ºC, atingindo por vezes os 13ºC na máxima.

Dos pontos mais altos e da panorâmica da Negras era possível avistar-se outras serras cobertas de branco, sinal absoluto de que a neve é uma constante em Portugal o que merecia uma atenção especial de quem nos governa...

Pelo caminho e já no complexo mineiro encontramos vários grupos de pessoas. Infelizmente, ainda há por estas paragens e neste tipo de actividades muito boa gente que deve achar estranho ser comprimentada por estranhos que lhes passan ao lado, ficando a olhar para nós com incrédulas focinheiras de uma imbecilidade perene...

A primeira série de fotografias do dia...


































Fotografias © Rui C. Barbosa

4 comentários:

Órion disse...

E já vai nos 160! Grande Rui!
Achei piada em relação ao comentário das pessoas que ficam a olhar e acham estranho a quem tem a "ousadia" de as cumprimentar...são o que eu costumo designar por " bichos do monte", sem querer ofender os genuínos bichinhos do monte que por vezes são mais simpáticos!
Nesse aspecto os Espanhóis são mais educados em relação aos Portugueses, sempre que se cruzam connosco dizem sempre e simplesmente o já nosso bem conhecido " Olá ", verdade?

Rui C. Barbosa disse...

É isso mesmo que acontece. Essa bicharada não está habituada a cumprimentar quem desconhece, na realidade é um dos grandes males da vida da cidade. O hábito retoma-se por entre quem caminha na montanha com regularidade.

Grande abraço!

Lírio disse...

As " Incrédulas focinheiras" são pouco adaptáveis e não sentem a magia destes sítios especiais... só pode!
Comigo também acontece situações parecidas...enfim o povo Português só tem em comum as novelas e o futebol!

M.Orosa disse...

Cabe-nos a nós demonstrar à bicharada que cumprimentar não dói nada. Sempre que caminho cumprimento não só o pessoal com quem me cruzo na montanha, mas também os habitantes locais. Se não correspondem, paciência! mas olhemos o lado positivo: há gente simpática em todo o lado.
Realmente os espanhóis são gente muito sociável. Não me recordo de ter distribuído tantos iHola! como nos Picos da Europa...
Um Feliz 2011, com muita sola para gastar!