sábado, 8 de dezembro de 2007

Mistério pelos Carris... (II)

Carris, 28 de Novembro de 2007

A exploração mineira na zona dos Carris na Serra do Gerês começou na área do Salto do Lobo. Naqueles anos já a Serra do Gerês era calcorreada pelas gentes serranas em busca do ouro negro que iriam depois vender. Por esta altura as Minas do Borrageiro (ou de Borrageiros) já tinham laborado por muitos anos, extraindo toneladas de volfrâmio das entranhas da Terra.

Quando Domingos da Silva descobriu por exploração de superfície os primeiros vestígios de volfrâmio no Salto do Lobo, iniciou-se uma corrida ao minério naquele local. A exploração em larga escala começaria alguns anos mais tarde, mas entretanto o minério que se encontrava à superfície ia sendo recolhido fazendo assim aumentar a riqueza de alguns que passavam os dias na serra.
Naqueles tempos a vida na serra era difícil e com o passar dos dias era necessário construir abrigos que protegessem os primeiros mineiros. Junto da área do Salto do Lobo encontramos hoje o que puderam ter sido esses primeiros abrigos de pedra.

Podemos apontar quatro possibilidades para a origem desses abrigos. A primeira é a que esses abrigos podem ser simples abrigos de pastores, afinal aquela zona da serra é percorrida pelos rebanhos e manadas nos meses de Primavera e Verão. Uma segunda hipótese pode apontar para abrigos de peregrinos que atravessavam a Serra do Gerês provenientes das aldeias serranas para os lados de Montalegre em direcção ao santuário de S. Bento da Porta Aberta. A terceira hipótese refere-se à utilização destes abrigos pelos contrabandistas que utilizavam a Serra do Gerês como um meio de introduzir no país os mais variados produtos. Finalmente, a quarta hipótese refere-se a que os restos que hoje observámos junto do Salto do Lobo sejam os restos dos primeiros abrigos utilizados pelos povos serranos que procuravam o volfrâmio na Serra do Gerês e mais precisamente para os lados do Salto do Lobo e dos Carris.

Nesta altura convém voltar a relembrar qual a origem do nome 'Carris'. Sendo aquela zona percorrida por inúmeros trilhos de montanha, a designação 'Carris' poderá surgir devido a esse grande número de caminhos por aqueles lados da Serra do Gerês. Note-se que aquando da disputa pela posse da concessão do Salto do Lobo, alguns documentos já referem a designação de 'Carris' como um alto serrano, logo este nome não está associado à actividade mineira naquela zona.

Um dos próximos objectivos de uma caminhada às Minas dos Carris será o de georreferenciar a localização destas ruínas que se encontram junto de explorações a céu aberto no Salto do Lobo, o local onde toda esta aventura começou...

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: