segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Edifícios das Minas dos Carris (VII)

Carris, 7 de Outubro de 2007 (... e anos 40 e 50) ...esta entrada foi editada tendo em conta um novo dado que me foi enviado por José Manuel Rodrigues de Sousa.

Foi com agrado e tremenda satisfação que nos últimos dias tive a oportunidade de contactar com dois descendentes (José Manuel Rodrigues de Sousa e Carlos Sousa) de um dos primeiros sócios (José Rodrigues de Sousa) da empresa de começou a exploração mineira nos Carris. A ajuda que me têm prestado neste trabalho de tentar preservar a memória das Minas dos Carris e daqueles que lá viveram, trabalharam e construíram as suas vidas, é uma ajuda com um valor incalculável e para a qual estarei eternamente agradecido.

Na fase actual encontro-me a analisar várias fotografias que me foram enviadas e ao comparar uma delas com uma outra fotografia que em tempos me foi enviada pelo leitor Artur Batista, notei um detalhe interessante. A primeira fotografia foi enviada por Artur Batista e mostra uma parte da Casa de habitação do Pessoal Superior da Mina e parte de uma das Casas de Habitação...

A seguinte imagem foi-me enviada por José Manuel Rodrigues de Sousa e mostra a mesma casa e a casa de habitação que lhe é anexa...

A fotografia de Artur batista foi datada como sendo de 1948 e a fotografia de José Manuel Rodrigues de Sousa é datada dos anos 50. Uma análise detalhada às fotografias mostra algumas diferenças interessantes. De notar a existência de uma nova janela na casa em pedra ao lado da Casa de Habitação do Pessoal Superior da Mina, o que implica por si só que a casa da fotografia cedida por Artur Batista foi alvo de uma grande remodelação. Veja-se a diferença nas paredes... a fotografia cedida por José Manuel Rodrigues de Sousa, e datada dos anos 50 mostra os edifícios acabados de remodelar. Uma outra diferença menos óbvia é a aparência da base da Casa do Habitação do Pessoal Superior da Mina. Da mesma forma, repare-se nas escadas nas quais está sentado José Rodrigues de Sousa e compare-se com as escadas da primeira imagem... existe na última imagem um bloco de granito que não existe na altura em que a primeira fotografia foi tirada.

São estas pequenas descobertas que tornam fantástica a história desconhecida das Minas dos Carris!!!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Fotografia: © Artur batista

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui,

A foto do Pai nos degraus penso que foi tirada ja nos anos 50 , faz parte de outro album como indiquei no email que lhe enviei.

A razao porque lhe enviei esta foto foi que vi numa das suas fotos que so os degraus (exactamente os mesmos) restam nas ruinas.

A segunda janela no edificio contiguo eh insolita, nao parece (na primeira foto) haver espaco para abrir outra janela. Mas nao ha duvida que os edificios foram extensivamente renovados

Agostinho Costa disse...

A alteração é muito simples de explicar. Em relação à foto mais antiga a primeira porta é transformada em janela, e a segunda janela é transformada em porta. Talvez esta alteração se devesse à intenção de tornar as divisões mais espaçosas. Mas isto é apenas uma suposição.

Caro Rui,

Deixo aqui uma sugestão. Podia lançar-se um convite via jornais regionais para um encontro entre antigos mineiros dos Carris, pessoal auxiliar, técnico, etc. Pode ser que ainda haja alguém vivo para contar histórias e revelar segredos. Isso seria difícil, mas se tal viesse a axcontecer, seria precioso, não acha?

Um abraço.
Agostinho Costa
VNF

Anónimo disse...

Concordo com o Agostinho tanto na explicacao da transformacao de janela em porta e vice-versa como na sugestao

Rui C. Barbosa disse...

Um grande amigo meu que é entendido nos assuntos de arquiquectura avançou com uma outra explicação. Irei pedir-lhe para colocar aqui o comentário.

Em relação à sugestão dada ela já está a ser posta em prática. Nesta fase já contactei com antigos mineiros, guardas-fiscais e outras pessoas que trabalharam em Carris. Penso avançar com as entrevistas em Janeiro.