Carris, 28 de Novembro de 2007
Com esta nova entrada vou tentar determinar a localização de algumas divisões no edifício que servia Escritório e Cantina nas Minas dos Carris. Apesar de já ter publicado esta planta numa entrada anterior, acho que vale a pena rever a seguinte imagem pois ser-nos-á bastante útil...

Este edifício era composto por várias divisórias: escritórios, gabinete técnico, gabinete da administração, arrecadação, escritório da cantina, cantina, entrega de minério, depósito de minério e hall de entrada.
Ao compararmos esta planta com o que encontramos no que resta deste edifício facilmente conseguimos identificar algumas divisórias, porém uma outra parte das ruínas não coincidem com esta planta o que nos leva a deduzir que: a) ou a construção não foi realizada segundo o plano inicial, b) a construção foi realizada segundo o plano inicial, mas sofreu alterações posteriormente.
A imagem seguinte mostra-nos o escritório / cantina tal como surge hoje nas Minas dos Carris...
Voltando à nossa planta, observámos que nas actuais ruínas não existe qualquer divisória que possamos identificar como sendo o hall de entrada e que percorreria toda a largura do edifício. Da mesma forma não existe qualquer porta de acesso entre o hall e o depósito de minério, apesar de nas ruínas existirem vestígios de que em tempos terá havido uma passagem entre os escritórios e essa parte da casa, tal como se pode ver na seguinte fotografia...
Estas são conclusões feitas tendo em conta o que se pode observar actualmente nas ruínas das Minas dos Carris comparando com a planta deste edifício. Qualquer ajuda ou opinião é sempre bem vinda!!
Fotografias: © Rui C. Barbosa
Sem comentários:
Enviar um comentário