Segundo uma publicação nas redes sociais, o Município de Terras de Bouro anunciou o reforço da cogestão do Parque Nacional da Penerda-Gerês com a assinatuta de novos apoios do Fundo Ambiental.
Segundo o município, "na qualidade de Presidente da ADERE-PG, o Presidente do Município de Terras de Bouro, Manuel Tibo, formalizou, no Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro, a aceitação da candidatura destinada à capacitação técnica da Comissão de Cogestão do PNPG para o biénio 2025-2026. Manuel Tibo reafirmou o seu compromisso com a preservação e valorização do território ao participar, no passado dia 18 de dezembro, na cerimónia de assinatura dos Termos de Aceitação das candidaturas ao apoio do Fundo Ambiental, que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, João Esteves.
O apoio agora formalizado insere-se no plano de Cogestão de Áreas Protegidas 2025-2026. Este financiamento, destina-se especificamente à capacitação técnica das Comissões de Cogestão. Na prática, permitirá a contratação de técnicos qualificados que darão apoio permanente e operacional às decisões da comissão, garantindo que a gestão do Parque Nacional seja mais eficiente, próxima das populações e capaz de responder aos desafios da biodiversidade."
Para o Presidente da ADERE-PG, Manuel Tibo, esta assinatura constitui um passo fundamental para consolidar o modelo de gestão partilhada, afirmando "a presença ativa de Terras de Bouro neste processo garante que as especificidades do nosso concelho e as necessidades dos nossos munícipes sejam ouvidas na gestão do único Parque Nacional do país. Com técnicos dedicados, teremos maior agilidade na implementação de projetos de conservação e promoção turística sustentável."
Na sessão, foi sublinhada a importância da cooperação institucional. Além do Secretário de Estado do Ambiente, que conhece profundamente a realidade do território, tendo presidido anteriormente à Comissão de Cogestão do PNPG, o evento reuniu diversos autarcas da região e membros do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Com este novo fôlego financeiro e técnico, os parceiros da cogestão preparam-se para executar um plano de ação ambicioso focado na: valorização dos recursos naturais e endógenos, na melhoria da comunicação com as comunidades locais e na promoção do desenvolvimento económico sustentável do Gerês.
Fotografias © Município de Terras de Bouro (Todos os direitos reservados)



Sem comentários:
Enviar um comentário