Por entre a imensidão da montanha, os seus pequenos espaços dão uma grandeza que apenas se sente no momento. Isto é o que acontece na Encosta de Caramelo.
Debruçada sobre o Vale do Rio do Forno, este lugar proporciona uma visão incrível da Mata de Albergaria. Aqui, os alcantilados conhecidos do Corno Godinho precipitam-se sobre a Requeixada e a Água dos Vidros despenha-se em tormentosas cascatas de granito até ao Canto do Rio do Forno.
Erguem-se castelos e gigantes por todos os lados! A Mata de Albergaria, um mar de cores em tons de Outono, cobre os vales e corgas, e o mundo eleva-se até aos píncaros do Pé de Cabril. Nas ladeiras dos vales, as encostas enrugam-se, quais folhas de papel amarfanhadas por fortes mãos de ciclopes escondidos e preservados no tempo como temores e formas animalescas de pedra.
Paira um silêncio por onde, de quando em vez, o vento sussurra zangado vindo dos altos. As nuvens, essas, correm lestas, apressadas para qualquer lado e as emoções surgem à flor da pele. Sinto-me como uma criança num quarto de brinquedos a tudo querer absorver e sentir como se fosse a última vez que ali estivesse.
O momento foi único de uma caminhada que, começada na Portela de Leonte, percorreu as memórias dos Serviços Florestais passando por velhas e esquecidas fontes, seguindo pelo Vale do Rio Maceira até ao curral escondido no fundo do baú das memórias das seculares vezeiras. Seguindo encosta acima, a passagem por Tábuas e Carris de Maceira, seguindo depois o topo da Corga de Cagademos até ao cimo da Costa de Caramelo. Daqui, passagem no Curral de Carris de Maceira e pelo topo da Corga da Cântara, seguindo ao Cabeço da Cântara e atravessando o Vale da Lomba de Pau, ladeando depois a Costa de Covilhão para chegar ao Curral da Lomba de Pau.
A parte final do percurso levou-me pela Lomba de Pau, Chã do Caçador e Lamas de Borrageiro, descendo para a Chã da Fonte, Enfragadouro e Colo da Preza, seguindo então para o Vidoal, Corga de Mourô e Curral da Raiz, finalmente, descendo a Encosta da Cantina e depois pelo velho Caminho Real para a Portela de Leonte.
Ficam algumas fotografias do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário