quarta-feira, 13 de março de 2024

Trilhos seculares - Da Portela de Leonte ao Alto do Borrageiro

 


Neste dia tinha a ideia de fazer o «reconhecimento» de um percurso que faria dias mais tarde no âmbito de uma caminhada RB Hiking & Trekking. Porém, a acumulação de neve em alguns pontos, levou-me a optar somente por percorrer parte do traçado que já havia percorrido antes. Foi uma boa opção, pois o esforço deste dia ao fazer o percurso completo, não compensaria para os dias seguintes.

A caminhada começou na Portele de Leonte e subiu em direcção o Prado do Vidoal caminhando pela velha calçada e passando a Chã do Carvalho. Depois, seguindo em direcção ao Colo da Preza, subi para a Chã da Fonte e daqui para a Fonte da Borrageirinha. Por esta altura, a paisagem de neve já dominava e tinha-se a verdadeira noção do nevão que havia caído na Serra do Gerês dias antes, com partes ainda com boa acumulação.



Após passar o Arco do Borrageiro, segui em direcção ao Alto do Borrageiro. Com um dia limpo, a paisagem era soberba com os picos do maciço central da serra cobertos de neve.

Nesta fase, decidi então não fazer o restante percurso, seguindo para as Torrinheiras e descendo para a Chã da Gralheira e seguindo para as Lamas de Borrageiro. O restante percurso levou-me de volta à Preza e depois a ladear o Outeiro Moço pelo Sul, descendo para o Vidoal.


































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: