quarta-feira, 6 de março de 2024

Previsão meteorológica para Nevosa/Carris (6 a 13 de Março)

 


O cenário vai-se compondo e os números que se prevêem são de facto fora do comum para o que estamos habituados nos últimos anos.

Hoje estão previstos 1,5 metros de neve em quatro dias para o Pico da Nevosa / Minas dos Carris, com a maior acumulação a ocorrer a 8 de Março.

Segundo a página Meteo Trás-os-Montes, "hoje iremos vendo como as nuvens altas irão anunciando a mudança do tempo prevista para o final desta semana, com um temporal importante de inverno, com chuva, frio, vento, agitação marítima e queda de neve."

E de facto há que ter atenção a um detalhe importante, muito antes da neve - pois ainda não sabemos a onde podem chegar as cotas mínimas e estas não serão iguais em todos os lugares - teremos muita chuva, vento e frio. Assim, para aqueles que se aventuram na serra nos próximos dias, muito cuidado e uma boa preparação do equipamento (roupa, calçado, etc.), da alimentação (alimentos energéticos, etc.) e das capacidades físicas de cada um (o voltar para trás é, acima de tudo, um acto de consciência e inteligência).

Sem comentários: