segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Outros trilhos - Trilho do Castelo de Algoso (PR4 VMS)

 


O “Trilho do Castelo de Algoso” é um percurso pedestre circular, com início e fim no centro da aldeia de Algoso. Seguindo o seu sentido recomendado, o percurso passa junto ao edifício da Câmara do extinto Município de Algoso e segue em direção ao Castelo de Algoso. Este castelo roqueiro, erguido no topo de um imponente esporão rochoso, domina visualmente uma vasta região de relevo montanhoso recortada por vales encaixados e, em alguns casos, com encostas escarpadas cobertas por maciços de vegetação autóctone, nomeadamente sobreirais, azinhais e zimbrais, constituindo importantes zonas de nidificação de aves rupícolas. O regresso a Algoso faz-se por entre os campos de cereais, vinhas e olivais que envolvem a aldeia, passando junto à Capela de São João Batista e seguindo em direção à Igreja Paroquial de Algoso que tem São Sebastião como orago.


Sensivelmente a meio do percurso existe a possibilidade de seguir por uma derivação que percorre a área classificada da Rede Natura 2000 – “Sítio de Importância Comunitária dos Rios Sabor e Maçãs” e segue em direção ao rio Angueira. Este é um dos rios mais bem conservados desta área classificada, mantendo o seu estado de rio selvagem com uma vasta diversidade de fauna associada e espécies emblemáticas. Nesta derivação é possível efetuar um desvio e percorrer um pequeno troço de uma calçada medieval que conduz à ponte medieval de Algoso, sobre o rio Angueira. O Trilho do Castelo de Algoso pode ser efetuado praticamente ao longo de todo o ano, oferecendo boas oportunidades de observação de aves e de várias espécies de animais associados ao rio Angueira e às suas margens.

O percurso, integra a rede de nove percursos pedestres de Pequena Rota e pontos de observação do projeto “Nove Passos nas Terras de Trás-os-Montes”, da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os- Montes (CIM-TTM) – um território com elevado valor natural, constituído pelos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. A cada um dos percursos da rede está associada uma temática de visitação biofísica que, no caso do Trilho do Castelo de Algoso, em Vimioso, incide sobre a fauna do rio Angueira.

O folheto do percurso pode ser obtido aqui e o track em kml aqui e gpx aqui.





















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: