sexta-feira, 31 de março de 2023

"O Sol quando nasce é para todos"

 


Na rede social Facebook, existem várias páginas / comunidades dedicadas à temática do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Algumas destilam ódio e azeite contra os visitantes e quem defende o Parque Nacional, outras potenciam os seus valores.

Uma destas páginas / comunidades é a comunidade "O Gerês" da qual, com a devida autorização, reproduzo aqui o seguinte texto com o título "O Sol quando nasce é para todos".

Um agradecimento especial à nossa comunidade por, para além de se identificarem com as nossas fotografias e publicações, se demonstrarem atentos e preocupados com o nosso Parque Nacional. Foi nesse âmbito que criamos este espaço, onde aberto está ao debate público de ideologias. 

Hoje deixamos por cá uma fotografia, pela simplicidade da entrada do sol numa manhã na nossa aldeia do Parque Nacional! É assim que acordamos todos os dias dentro da Serra do Gerês numa das portas do Parque Nacional. Lembra-nos todos os dias que o Parque Nacional é mesmo isso, do país. 

Como tal relembramos a nossa política que sempre seguimos ao longo destes dez anos: Respeito pelos fotógrafos, respeito pelos visitantes que respeitam o parque, respeito pelas empresas de animação turística que escolheram o nosso Parque como sua base, por aqueles que decidiram mudar das cidades para o interior com o intuito de prestar serviço às diversas comunidades do Parque, respeito pelos habitantes, residentes do Parque Nacional, e acima de tudo pela preservação das espécies, fauna e flora, pela preservação das tradições e da cultura do Parque. 

Repudiamos desta forma aqueles que, com fome de loba, através da mentira e do engano tentam disseminar o ódio entre todos aqueles que partilham o Parque Nacional, assentando as suas bases na criação de ilusão para com alguns residentes de voltar a encerrar portas ao exterior como se vivêssemos numa época feudal. É um conceito perigoso que, acompanhado com mentiras, ataques para com outras comunidades, fotógrafos, operadores turísticos começa a ser criminoso e digno de investigação!

Relativamente às páginas que se dedicam a destilar ódio e azeite, verdadeiros "...'sansugas' e mamões...", costumo resolver esse problema com uma descarga do autoclismo e o piaçaba...

Fotografia © Júlio Marques (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: