terça-feira, 14 de março de 2023

A ruína no fundo do Fojo Velho de Lindoso

 


Na minha mais recente incursão pela Serra Amarela, e ao passar pela parte mais afastada do percurso que realizei, deparei-me com os restos de um edifício que está localizado abaixo do poço do designado Fojo Velho de Lindoso (Fojo de Sonhe, Fojo do Fial ou Fojo Velho do Colado da Porta).

Não resta muito daquele pequeno edifício localizado perto de uma linha de água, o que me leva a supor tratar-se de um velho moinho ou mesmo do resguardo de uma fonte (como parece estar indicado nos velhos mapas dos Serviços Florestais).

A ruína, localizada a pouca distância das placas de entrada na área de protecção total na Corga da Buraca do Sonhe, ficou a descoberto devido à «recente» limpeza que se fez naquela zona que abrange parte da estrada que iria ligar Lindoso, na Serra Amarela, à fronteira da Portela do Homem, na Serra do Gerês.

A parte mais alta da Serra Amarela, e em especial a área perto da Louriça e Muro, é rica em velhos edifícios, ruínas abandonadas que testemunham a milenar ocupação dos territórios serranos.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: