sábado, 10 de setembro de 2022

Trilhos seculares - Da Portela de Leonte a Porta Roibas, um dia de montanha na Serra do Gerês

 


A caminhada a Porta Roibas é uma magnífica jornada nas profundezas da Serra do Gerês.

O percurso para chegar a Porta Roibas iniciou-se na Portela de Leonte passando pela Chã do Carvalho após ultrapassar o inclinado caminho que ora nos surpreende pelo ziguezaguear encosta acima, ora nos surpreende para dimensão de uma «calçada», fruto de árduo trabalho do homem serrano. Atrás de nós, o gigante farol da serra vai ganhando corpulência e o Pé de Cabril ergue-se majestoso contra os céus que o veneram como um Deus adormecido. Para lá da chã, e num declive mais suave, chegamos ao Vidoal contemplando a imponência do Pé de Medela e Carris de Maceira na continuação de um quadro rochoso que nos assombra ao passar pelas profundezas dos Cântaros, pela verticalidade da Roca d'Arte e pela altivez de Lavadouros. Deixando o Vidoal para trás, e ladeando o Outeiro Moço por Norte, chegamos à Preza para contemplar o longo Vale de Teixeira. Daqui, sobe-se à Chã da Fonte (Alto das Ruivas) após contemplar o comprido vale entre o Cambalhão e Teixeira, e continua-se para o Curral do Conho através de Lamas de Borrageiro, Chã de Gralheira e Lomba de Pau.


Antes da descida para o Conho, facilmente se observa o nosso destino logo a seguir à imensa garganta que se abre em Fechinhas (ou 'Fichinhas', dependendo da pronúncia). Passando o Curral do Conho e seguindo o percurso da vezeira, passa-se o Ribeiro do Porto de Vacas e segue-se para o Curral da Pedra. Antes de chegar aos Prados da Messe devemos flectir à direita e descobrir as mariolas que nos levarão a entrar no Gerês quase selvagem.

Após entrarmos no pequeno vale que se segue aos Prados da Messe, designado Água da Pala, e de seguir pelo Rendeiro, vamos superar o primeiro colo caracterizado por uma série de mariolas e aqui teremos duas opções para chegar a Porta Roibas. Seguindo e mesmo percurso que está devidamente assinalado por grandes mariolas e recuperado, vamos chegar perto do Curral de Premuinho. De facto, é mesmo na corga anterior que devemos seguir à direita também por um carreiro marcado com mariolas e recuperado, e que nos levará a Porta Ruivas! Ou então, mesmo antes de chegar a uma pequena corga, podemos baixar ao Curral de Bezerros e a partir daqui, olhando com atenção para a vertente que segue em direcção ao nosso objectivo, descortinar as velhas e pequenas mariolas que vão resistindo à passagem do tempo e que nos idos passados marcavam a ligação até às planuras que antecedem Porta Roibas e que nos levam a contemplar o imenso vale glaciar que se abre da Mourisca até Fechinhas.

O regresso poderá ser feito pelo trajecto inverso ou seguindo outros percursos até à Portela de Leonte (via Lomba de Burro / Costa de Sabrosa, ou Albas / Carris de Maceira) tendo em conta as condicionantes impostas pelo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês.











































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

3 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Que construção quadrangular cheia de vegetação é essa?

Rui C. Barbosa disse...

Bem visto, Francisco! É uma pergunta que eu faço há muitos anos!

Francisco Ascensão disse...

Interessante! Curioso ninguém saber!