quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Trilhos seculares - Pé de Cabril


Para aqueles que a vertente da escalada no montanhismo é algo que não atrai muito, a subida ao Pé de Cabril é uma das ascensões que mais nos pode aproximar, na Serra do Gerês, às sensações vividas pelos escaladores.

A caminhada ao Pé de Cabril é curta, sendo cerca de 5 km com ida e volta. iniciando-se na Portela de Leonte e seguindo pelo estradão que se inicia atrás da Casa Florestal de Leonte, o percurso passa pelo singelo monumento a Arthur Loureiro e segue em direcção à Portela de Confurco antes de nos proporcionar as primeiras paisagens sobre a Serra Amarela e a albufeira que submerge Vilarinho da Furna. 

Seguindo o trio mariolado em direcção ao Pé de Cabril (que entretanto se divide na Portela do Confurco podendo seguir para os terrenos do Mourinho ou para a Quelha Direita), vamos lentamente subindo até à base do espigão granítico do Pé de Cabril. Da mesma forma, e seguindo as pequenas mariolas ali existentes, vamos passar um pequeno túnel por entre as rochas de granito antes de iniciar a escadaria final que nos dará acesso a uma plataforma granítica a partir da qual temos acesso aos dois altos do Pé de Cabril. O cume verdadeiramente dito, encontra-se no espigão Poente e atinge os 1.237 metros de altitude. Aqui, e se não o fizeram já, as vertigens podem ser um obstáculo, pois as vertentes já são acentuadas e a visão de uma pequena via ferrata (a Via Roger Heim) pode desencorajar os mais dados à atracção pelo vazio...

Algumas imagens do dia...




















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: