quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Trilhos seculares - Da Fonte da Solheira à Pedra Bela


Nova caminhada para conhecer mais um pouco da Serra do Gerês. Muitas vezes passamos anos e anos ao lado de pequenos espaços da Serra do Gerês aos quais não damos muita importância, mas que acabam por esconder pequenas e singelas paisagens que complementam o todo que constitui a serra mais bela de Portugal.

Desta vez, iniciei a jornada junto da Fonte da Solheira na estrada que liga Vilar da Veiga à Ermida. Estradão acima, fui passando por pinhais mais ou menos contaminados com mais uma praga que assola o Parque Nacional, lagarta do pinheiro (Thaumetophoea pityocampa). Tal como refere o Prof. Amaro Rodrigues, "a conservação de populações autóctones de Pinus sylvestris em Biduiça, Matança e noutros locais na Serra do Gerês, está seriamente ameaçada pela presença da lagarta do pinheiro." Se nada se fizer, esta será mais uma guerra perdida no nosso único parque nacional, tal como aconteceu com a luta contra as mimosas!

Caminhando por estradões entre a Passara e a Quelha da Passara, fui passando por um ou outro local que está perdido na memória toponímica e para os quais peço que indiquem o nome, tal como acontece com um abrigo que está localizado em baixo de uma grande rocha numa zona que foi recentemente limpa de arbustos. Deixando o estradão, segui por um carreiro de pé posto que me levou até à Pedra Bela, por onde entre o silêncio contemplei por largos minutos a passeata de um pequeno esquilo por entre os cedros.

Depois da passagem pela Pedra Bela, retomei o caminho seguindo pelo estradão que passa pela Cruz de Almários, passando ainda por um tanque de apoio ao combate a incêndios florestais (na Fonte de Itinelo) e tentando depois encontrar os Penedos do Calamouço. No entanto, uma análise posterior do percurso realizado, constatei que fiquei a alguma distância destes. Mais adiante, voltei a encontrar o estradão que havia utilizado horas antes para voltar ao ponto de partida.

Algumas fotografias do dia... 































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: