domingo, 22 de janeiro de 2017

O santo mártir S. Sebastião e a bênção do carolo


Todos os anos no dia 20 de Janeiro,realiza-se nas aldeias da Baixa de Cabril, uma procissão seguida de um carolo comunitário em honra do mártir S. Sebastião, santo advogado da fome, peste e da guerra. 

Como começou a bênção do carolo? Perdeu-se na memória, sabe-se que o mártir santo, é o padroeiro das aldeias da Baixa de Cabril e que todos os anos o povo o honra com uma procissão a que se segue um bodo comunitário, que é benzido pelo pároco da aldeia Se em tempos era só o pão de milho, vinho e aguardente em abundância, oferecido pelo povo,era um dia de fartura em que se esquecia a fome,peste e guerra, hoje a mesa é mais farta, mas o povo continua a ajudar a sua realização. 

Há alguns anos, S. Sebastião tinha uma festa em sua honra, festa que era rotativa pelas aldeias da Baixa. Se num ano a festa fosse a cargo da aldeia de S.Ane, no ano a seguir caberia a Vila e Bostuchão, no terceiro ano seria a vez de Vila Boa, Fontainho e Chelo e no quarto ano seria a vez de Cavalos e Chãos e finalmente regressaria a S.Ane o ponto de partida.

Hoje em dia só existem missa, seguida de uma procissão e tem como o ponto alto da festa que é a bênção do carolo, no qual ocorre muito povo e que faz questão de levar os géneros alimentares e a bebida ou então contribui com dinheiro para que a mesma se possa realizar.

Texto e fotografia © Ulisses Pereira (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: