terça-feira, 31 de janeiro de 2017

GIPS - preparando a segurança de todos na Serra do Gerês


Em 2016 a Serra do Gerês foi palco de inúmeros acidentes e situações de socorro que foram amplamente noticiadas por vários meios de comunicação social.

Para lá da imprudência de quem se arrisca num ambiente hostil de montanha sem tomar os cuidados necessários e sem fazer a gestão do risco que está disposto a correr, existem organizações que têm uma acção pro-activa e que se preparam o melhor possível para no futuro menorizar os resultados de acções de imprudência ou resultantes de situações de acidente que eventualmente venham a surgir.

Nos últimos tempos os efectivos do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR) tem levado uma série de acções na Serra do Gerês, além de outros pontos do país, para preparar os efectivos militares para uma intervenção rápida e eficaz. Estes preparativos incluem simulacros e o reconhecimento de zonas mais dadas a ocorrências de emergência em montanha.



De entre as acções de treino e simulacro levadas a cabo recentemente na Serra do Gerês, encontra-se a simulação de um resgate com maca e vítima entre as Minas dos carris e a Mina das Sombras. Esta extracção foi feita em 60 minutos (nas condições meteorológicas ideais). Os militares realizaram também uma presença de três dias na Serra do Gerês, nomeadamente para a zona da Cascata do Arado. Outras acções incluíram o reconhecimento do tempo de viagem até ao Lago Marinho e o reconhecimento de locais onde têm ocorrido mais acidentes. Proximamente os militares do GIPS irão realizar novo simulacro de três dias na Serra do Gerês.




Fotografias © GIPS/GNR (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: