sábado, 8 de agosto de 2015

Percursos pedestres sinalizados no PNPG


Não faltam interessados em percorrer as paisagens do Parque Nacional da Peneda-Gerês utilizando os percursos pedestres assinalados. As serras do nosso único parque nacional estão cobertas por uma teia de percursos pedestres que atestam por si só, se algo mais fosse necessário, a secular presença do homem naquelas montanhas.

Dentro destes percursos existem algumas dezenas de percursos pedestres sinalizados e outros não sinalizados mas que podem ser percorridos com o auxílio de gps/pda.

O sítio da ADERE Peneda-Gerês e da ARDAL fornecem variada informação sobre estes percursos.

Para ter acesso aos percursos pedestres no sítio da ADERE Peneda-Gerês visite aqui e para os percursos com gps/pda aqui e aqui (ficheiros).

Para ter acesso aos percursos pedestres no sítio da ARDAR visite aqui (o acesso aos diferentes trilho deveria ser feito aquiaqui e aqui, porém as ligações estão quebradas). Caso não consiga a informação pretendida deverá contactar a ARDAL.

Mais informações podem ser encontradas nos postos de turismo e nas Portas do Parque Nacional... boa sorte!

Existem muitos outros percursos que não estão sinalizados com os sinais convencionais utilizados nestas situações. Muitos estão sinalizados com mariolas mas a sua utilização deverá implicar um conhecimento da zona.

Convém também ter a noção do zonamento definido pelo Plano de Ordenamento do PNPG.

Tendo em conta os recentes acontecimentos, decidi dar uma nova vista de olhos à informação disponibilizada pela ADERE Peneda-Gerês no que diz respeito ao estado actual dos percursos pedestres (PR - Pequena Rota) existentes na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês e que são anunciados no sítio desta associação. Da mesma forma, actualizei a página deste blogue relativamente a estes percursos.

Assim, nesta altura os percursos que têm a classificação de "Não recomendado devido a problemas de limpeza e sinalização" são: o Trilho do Megalistismo de Britelo, o Trilho do Penedo do Encanto e o Trilho dos Moinhos de Parada (todos na área da Porta do Lindoso), além do Trilho da Peneda e do Trilho de Ramil (na área da Porta do Mezio).

Os percursos que têm a classificação de "Apresenta problemas de sinalização mas é possível efectuar o percurso com o respectivo folheto informativo" são: o Trilho do Curro da Velha e o Trilho do Megalitismo de Castro Laboreiro (todos na área da Porta de Lamas de Mouro), o Trilho de Pitões das Júnias e o Trilho do Fojo de Fafião (Porta de Montalegre), O Trilho Interpretativo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios (Porta do Lindoso) e o Trilho de S. Bento (Porta do Campo do Gerês).

Os restantes percursos têm a classificação "Em condições de utilização."

Convém referir que grande parte desta informação é cedida pelas entidades responsáveis pelos equipamentos e que a ADERE Peneda-Gerês não se responsabiliza pelo estado de manutenção, conservação e sinalização dos trilhos pedestres que não tenham sido implementados por esta Associação.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: