sábado, 9 de agosto de 2014

Passagem pelo Teixo em 1942


As fotografias antigas que nos mostram a Serra do Gerês são verdadeiras portas para o passado e mostram-nos paisagens que hoje só podem ser imaginadas quando por nós percorridas.

Entre o espólio de fotografias que recolhi sobre as Minas dos Carris, algumas mostram paisagens que nos são familiares na Serra do Gerês. Nos nossos dias é para muitos difícil de acreditar que o estradão entre a Portela do Homem e as Minas dos Carris foi em tempos percorrido por veículos de transporte motorizados. Porém, mais difícil ainda torna-se imaginar aquelas paisagens antes da abertura daquela estrada mineira.

Antes da abertura desta estrada que serviu para o transporte de carga, equipamentos e mantimentos para a Mina do Salto do Lobo, existia em grande parte do seu traçado um carreiro de montanha que iniciando na mesma localização onde se iniciaria a estrada, percorria a margem esquerda do Rio Homem até à Água da Pala. Aqui, o carreiro saltava o rio e percorria a sua margem direita até pouco depois da junção do Rio Homem com a Ribeira de Modorno, voltando novamente para a sua margem esquerda.

A fotografia mostra o carreiro a passar a zona do Teixo onde em tempos existia um pequeno curral e onde se fabricava carvão, sendo também o seu local de comercio.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: