sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Dia Terceiro: Bicos Altos - Ermida



Acordar de manhã e desejar sair da tenda mesmo sabendo que a alvorada ainda está longe para os outros, mas a necessidade de colocar as costas em algo plano era superior e a temperatura convidava a relembrar a sensação de um ar fresco. Assim, por longos minutos fiquei deitado naquele rectângulo de perda feito banco a contemplar o lento descer da sombra em direcção ao pequeno vale.

O movimento imperceptível torna-se notável quando aquela pedra que à pouco estava na sombra é agora inundada de luz e calor. Dali a pouco seria todo o Curral dos Bicos Altos... aproveita-se para fechar um pouco os olhos... malditas moscas!


O percurso deste dia levar-nos-ia entre os Bicos Altos e a aldeia da Ermida. Entre estes dois pontos passaríamos por Pousada e desceríamos ao Curral de Pinhô, passando depois pela Ponte das Cervas, Trivela, Curral dos Portos, Malhadoura e o seu curral, e na zona do Arado desceríamos para o início da levada da Ermida onde refrescaríamos os corpos inundados de suor daquele calor intenso.

Seguindo parte da levada da Ermida, chegaríamos a um estradão à vista da Ponte das Relvas e do imenso vale do Rio Arado e em pouco tempo entrávamos no Parque de Campismo Rural da Ermida.
O dia seguinte seria dedicado a fazermos o percurso entre a Ermida e as Caldas do Gerês, porém, a triste notícia do falecimento de um antigo Escuteiro do nosso Agrupamento, fez-nos tomar a decisão de regressar mais cedo a Braga.







Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: