quarta-feira, 19 de março de 2014

Pôr-do-Sol no Pé de Cabril ou o último pôr-do-Sol do Inverno


Há já algum tempo que andava com esta ideia: queria ver o pôr-do-Sol desde o Pé de Cabril!

Já muitas vezes vi o nascer-do-Sol desde as Minas dos Carris; com o horizonte lá longe nas terras do Barroso, este espectáculo na Natureza é algo único. Faltava-me agora ver o pôr-do-Sol no Gerês. Porém, nos Carris o horizonte não está suficientemente longe para nos permitir ver o pôr-do-Sol como o sempre imaginamos. Ali, o Sol simplesmente desaparece em todo o seu fulgor atrás das serranias e o seu vermelho de fogo não se chega a ver; teria de ser a partir de algum lugar onde o horizonte estivesse mais longínquo e que lugar melhor do que o 'farol' da Serra do Gerês, o Pé de Cabril?

A caminhada entre a Portela de Leonte e o Pé de Cabril é fácil e relativamente rápida, o que permite uma saída mais tardia de casa. E assim foi... juntando um aspecto muito especial; com a Primavera a chegar no dia 20 de Março, este seria o último pôr-do-Sol deste Inverno. Não poderia pedir algo de mais majestoso!

Sem dúvida que é algo que quero repetir e em 2015 lá estarei para ver o último pôr-do-Sol do Inverno que há-de vir.

Das muitas fotografias, ficam aqui algumas com a certeza de que a máquina fotográfica poderá ter feito a sua última incursão por terras geresianas. Foram muitas aventuras, mas o descanso é mais do que merecido!



































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Jose disse...

Adorei ver esta sequência de fotografias, em pleno Gerês... fico sempre fascinado, com tamanha beleza, muito obg. amigo Rui, por proporcionar toda esta grandiosidade, a quem aprecia e respeita, o "nosso" Gerês... abç. meu amigo.